TradWeek – 2 a 8 de março: Olhando para frente

Tradweek #9, 2 a 8 de março de 2015

Na semana passada a ação se concentrou principalmente nos bastidores da enciclopédia. Aconteceram algumas coisas bem importantes para a sedimentação e o futuro do nosso projeto.

TradWiki na sala de aula

A  professora de Estudos da Tradução do curso de Libras da UFRJ, Teresa Dias Carneiro, escreveu um depoimento sobre como ela está incorporando a TradWiki à prática em sala de aula. Teresa dá aula para uma turma mista de surdos e ouvintes, em que é auxiliada por um intérprete educacional da Língua Brasileira de Sinais. Fantástico, não? Um trabalho que tem tudo a ver com a proposta da TradWiki de integrar pessoas de todos os segmentos da tradução para compartilharem seus saberes e aprenderem uns com os outros. O texto vai sair na próxima quinta-feira aqui no blog. Imperdível!

TradWiki no Reino Unido

No meio da semana, recebemos a boa notícia de que saiu publicada a entrevista que a Ana Iaria fez com o Daniel Estill sobre a TradWiki para o influente ITI Bulletin – o boletim do Institute of Translation and Interpreting do Reino Unido. O ITI é a associação nacional de tradução e interpretação do Reino Unido. O boletim é impresso, com uma tiragem de 3.000 exemplares, mas com um alcance e um impacto muito importante para a comunidade tradutória internacional. Quem quiser conferir, é só clicar neste link: entrevista para o ITI com Daniel Estill.

TradWiki mais estilosa, ou Navegar é preciso!

A outra novidade foi o pontapé inicial para o desenvolvimento do guia de estilo da TradWiki. A iniciativa partiu do Ricardo Souza, tradutor dos sete mares de textos de navegação e outros gêneros e que acaba de ingressar no mestrado stricto sensu na PUC-Rio. Ele vai começar a trocar ideias com algumas pessoas para pensar em como desenvolver o guia. As vagas estão abertas para quem quiser se envolver nesta missão. A elaboração de um guia de estilo para um projeto como a TradWiki é uma oportunidade única de aprendizado sobre edição e organização textual e a coordenação do Ricardo é certeza de trabalho prazeroso e bem feito.

TradWiki da Mitsue

Quanto ao nosso conteúdo, na semana passada só deu Mitsue Siqueira, que vem se dedicando à TradWiki de uma maneira incrível. Mesmo sem tempo para sempre escrever textos de mais fôlego, a Mitsue e mais algumas e alguns outros colegas têm procurado manter uma regularidade impressionante de participações, acrescentando links e pequenas informações aqui e ali quase que diariamente. Um trabalho admirável no qual podemos ver a profissional disciplinada, meticulosa e extraordinariamente generosa que ela é. Obrigado por manter a peteca no ar na semana passada, Mit! Agora a gente tem que tratar de criar vergonha na cara para não te deixar aparecer sozinha lá nas mudanças recentes. Afinal, também queremos mostrar o que sabemos e a que viemos!

TradWiki  visível no congresso da Abrates

E, para completar as novidades, a TradWiki estará no painel “A construção da visibilidade do tradutor”, no VI Congresso Internacional da Abrates. Vamos falar de como a TradWiki contribui para a visibilidade dos tradutores para os próprios profissionais e pesquisadores, mas também da exposição que a enciclopédia proporciona da tradução para o público externo. A mesa será coordenada pelo Reginaldo Francisco, que vai falar de estratégias textuais para a visibilidade do tradutor, e contará também com a presença da Ernesta Ganzo, falando sobre a campanha para que os tradutores recebam os devidos créditos a que fazem jus, e ainda com o Leonardo Milani, tratando da visibilidade através das entidades de classe. Venham nos ver!

Anúncios

Um pensamento sobre “TradWeek – 2 a 8 de março: Olhando para frente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s